O amor suporta tudo?


(Momento poeta mode on)

Embora esteja escrito na Bíblia, livro do qual nunca devemos duvidar e bla bla bla, quero dizer veementemente que, NÃO, o amor não suporta tudo. Pelo contrário, o amor é frágil. Ele precisa ser bem cuidado para que cresça e se fortaleça.

Não compactuo com essa ideia de que o amor supera tudo, que por amor vale a pena viver num vale de lágrimas, e toda essa coisa de filmes e afins.

Para mim, o amor é como o topo de um iceberg. Ele precisa de uma base sólida e resistente que o sustente, caso contrário pode submergir.

E a base à qual me refiro são as atitudes de quem ama e é amado. Para começo de conversa, o amor é uma troca. Não existe amor sem reciprocidade. Se uma pessoa ama outra sem ser amado, isso não é amor, pois a mutualidade é a premissa básica do amor. Talvez seja doença, obsessão, ilusão. Qualquer coisa, menos amor.

Além disso, o amor é construído dia a dia. Não adianta você dizer que tal pessoa te ama e pronto, e com essa segurança esquecer-se dos pequenos gestos que solidificam o sentimento. A cada dia, se põe um novo tijolinho na infinita muralha do amor.

O tijolinho pode ser uma gentileza, um carinho, uma palavra bonita, um dia gostoso passado juntos. Também pode ser aquele apoio no momento difícil, o ombro para chorar, a palavra de consolo, um conforto, um abraço de alívio.

O amor é também e principalmente amizade, companheirismo, compreensão, solidariedade. O amor é um cuidar do outro, preocupar-se, zelar pelo bem estar do outro, querer bem. Fazer uma surpresa, nem que seja uma ligação no meio da tarde para dizer um oi.

O amor é o mais complexo dos sentimentos, pois ele depende de um universo de outros para se sustentar. O amor é exigente, muito mais caprichoso que a mais rara das orquídeas. Precisa ser regado e iluminado nas doses exatas.

Não existe fórmula para o amor. Ele é alimentado aos poucos, um pouquinho a cada dia, e é amando que se aprende a amar. Não há teoria, só prática. E não se pode confundir a paixão com o amor, não.

A paixão tira o fôlego; o amor acalma.

A paixão tira o sono; o amor faz sonhar.

A paixão deixa os dias mais floridos. O amor nos acompanha mesmo nas tempestades.

Amor não é paixão. É paixão também. Paixão e muito mais. O amor é inexplicável. Não foi feito para sentir. O amor foi feito para viver.

(Momento poeta mode off)

18 transtornados opinaram:

DESASSOSSEGADA disse...

Menina existem varias formas de localizar um ip eu tentei quase todas mas foi em um tutorial do ovelha infalivel que consegui apos alguns dias de muita paciencia finalmente consegui dai pra comparar andei usando a engenharia social fui no orkut dela nao o fake o dela mesmo e comparei os dois ips se quiser te mando o link mas ja adianto não é de uma hora pra outra q vc vai sair rastreando mas vale a pena.

DESASSOSSEGADA disse...

"O amor é também e principalmente amizade, companheirismo, compreensão, solidariedade. O amor é um cuidar do outro, preocupar-se, zelar pelo bem estar do outro, querer bem. Fazer uma surpresa, nem que seja uma ligação no meio da tarde para dizer um oi."

Concordo amar se aprende a cada dia não vem com manual e não se pode definir.

Irmãs disse...

Este post veio no momento exato.

Tks!

Beijos!

Sah

Cris Medeiros disse...

Lindo seu post! Bem escrito! Acho exatamente a mesma coisa!

Beijocas

Leite disse...

adorei o post..
to até fazendo um post com mais ou menos essa temática (agora vou esperar mais um porco pra postar.. ushauhsuahsah).
e o amor é o amor né.. sempre muito polêmico e contraditório. mas você foi bem sensata e ao mesmo tempo emocional, parabéns!

TPM Aguda disse...

Ainnn Jean, que lindo o post ;~

Acho que eu devia mandar seu texto para alguém.. mas deixa quieto.

HAISODHAOISDHAOISd

beeijo! ^^
-Flora.

Sà-lamandra disse...

Amor é um sentimento que existe dentro de cada um de nós, de acordo como o recebemos, ele existe para nós. Muito amor negativo, amor condicional, carência, isso tudo dificulta a arte de amar a si mesmo para poder dar de seu amor ao outro.
Hoje não mais percebo o amor como troca, quando se ama o sentimento é seu, o prazer de amar é seu, o outro tem sorte de ser digno deste amor, se não o for, muitos poderão o ser. Nós somos fonte, se esperamos de volta, nunca será igual, nem na mesma medida.
Beijo
Esse tema dá um diário a muitas mãos blogueiras. :)

Rê_Ayla disse...

AMEI o post, AMEI. Só tenho isso a dizer.

Avulsilidades disse...

É o amor.... amei o post [2] adoro seu jeito de escrever.
Aproveitando a visita, tem presente pra você lá no blog, passa por lá depois.
Bjs

Medley disse...

Lindo ponto.

Tem selinho no meu blog.

E eu já falei que esse post foi lindo?

=*

Rê_Ayla disse...

tem selinho pra vc

Marcia disse...

Parabéns pelo blog tá lindo , seu post é realmente muito verdadeiro.
Sou casada , e posso afirmar que o amor é relmente a junção de tudo o que escreveu ...
É ser companheiro acima de tudo , enfrentar qualquer dificuldade, lutando juntos , e estar sempre presente com uma palavar amiga ...
é dividir , é compartilhar ...
beijos

Rose Carreiro disse...

Acho q tow aprendendo, viu?!

Sabe qnd uma pessoa te conquista td dia?

Beijo

Andrea Mari disse...

que demais teu blog, vou te seguir, adorei! bjossss

Gustavo disse...

putz!
só hoje descobristes?


abç

Gustavo

Anônimo disse...

Adorei este texto, pois no final defende uma idéia muito concreta quw tenho: como a paixão e o amor são diferentes. No amor, segue vida, ela não para. Na paixão tudo nos faz parar, mudar, pirar...enfim, amor da segurança, como você tão bem salientou.

abs

Ana disse...

Lindo post!

Juliany Alencar disse...

Adorei o post!

Realmente amar requer muita dedicação.

Bjo

Sou sempre eu mesma, mas não sou sempre a mesma!.
 
Copyright 2009 tRaNstoRno muLTipoLaR All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes