O segredo é reciprocidade!

Reciprocidade. Essa palavrinha aparentemente tão complicada, que na prática é mais complicada ainda, é a chave de tudo, na minha opinião.

Ultimamente, minha vida tem passado por uma série de mudanças - um dos motivos, inclusive, para o meu "desaparecimento" do blog. Algumas dessas mudanças têm sido dolorosas, mas quero acreditar que as coisas acontecem por uma causa maior, e que no fim tudo se ajeita.


Eu sei que muitas das soluções, inclusive, para os meus problemas, deverão partir somente de mim, e requererão uma dose extra de sacrifício, mas acredito que vai valer a pena.


Mas tem certas coisas que já esgotaram a minha parcela de esforços, e acho que só o tempo dirá.


Semana passada, tomei uma atitude difícil. Praticamente encerrei uma amizade de não sei quantos anos. É, não que eu tenha encerrado, mas disse a essa amiga minha muitas coisas que estavam engasgadas, e ela não teve a decência de me procurar de volta para conversarmos.


Simplesmente ignorou.


O que me dói não é apenas me afastar de uma pessoa de quem eu gostava muito, mas sim saber que essa pessoa não teve um pingo de consideração por mim. Durante anos eu a apoiei, fui seu ombro em incontáveis ocasiões, muitas vezes, a única amiga de verdade que ela tinha.


Mas, num dado momento, ela conheceu pessoas novas. Tudo bem, talvez essas pessoas sejam divertidas e menos compromissadas que eu, e portanto podem sair a qualquer dia da semana e voltar à hora que querem - ou pelo menos não terão de arcar com consequências tão complicadas quanto as que eu teria se agisse com tal irresponsabilidade.


Tudo bem que elas são solteiras, livres, desimpedidas e de reputação duvidosa - o que, ao ver dela, deve emanar uma sensação de liberdade que ela não conhecia.


Ok. Mas daí a me excluir da vida dela, omitir as coisas de mim e por vezes até mentir, tudo para provar sua superioridade? Para mim foi demais. Uma de suas melhores amigas querendo te dizer a todo momento que é melhor e mais gostosa que você às vezes cansa. Não que eu queira ser melhor que ela. Justamente o contrário. Detesto essa competitividade que habita a personalidade de tantas mulheres.


Bem, aquele e-mail ficou sem resposta. E eu, então, deixo estar.


Fiz a minha parte. Aliás, acho que até mais, visto que a amizade sempre foi algo bem unilateral, pois ela não tinha comigo a mesma paciência, compreensão e suporte que eu tinha com ela. Mas nós nos divertíamos.


Bem, por mais que seja difícil, eu tenho agido assim ultimamente. Não corro atrás de pessoas que não me dão a mínima. Quando eu era adolescente e bem insegura, eu até engolia alguns sapos, suportava coisas insuportáveis, tudo em nome da tal amizade. Mas se a pessoa nunca está lá para te ajudar, por que você tem que ajudá-la? Acho que não tem sentido, não é mesmo? Isso, então, não é amizade, é carência, ou dependência.


Enfim... minha postura tem sido essa: se eu tiver uma e apenas uma amiga no mundo inteiro, mas ela for sincera e leal comigo, então estarei satisfeita. Porque ter uma amizade de verdade é algo bem raro, e bem melhor que inúmeras amizades "de balada". E acho que sou uma pessoa de sorte, porque tenho bem mais que isso.

Obs: prometo que responderei a todos os comentários e voltarei a comentar nos blogs dos amigos... mas é que, de fato, ultimamente as coisas andam difíceis por aqui.

7 transtornados opinaram:

Rê_Ayla disse...

passei por isso há quase 2 anos, só q com um amigo. Doeu bastante, mas passa...

MAIOR VERDADE:

"Enfim... minha postura tem sido essa: se eu tiver uma e apenas uma amiga no mundo inteiro, mas ela for sincera e leal comigo, então estarei satisfeita. Porque ter uma amizade de verdade é algo bem raro, e bem melhor que inúmeras amizades "de balada". E acho que sou uma pessoa de sorte, porque tenho bem mais que isso."

SOMOS PESSOAS DE SORTE. ESTOU RODEADA DE AMOR VERDADEIRO-AMIZADE. E isso nos faz fortes,pois um amigo que te segura na queda é bem mais forte do que aquele que te empurrou no penhasco.

J. disse...

Eu acho que seu e-mail surtiu efeito, mas não o 'desejado'. Surtiu porque se verdadeiramente existiu o termo amizade entre vocês... as palavras digitadas no campo do texto no e-mail enviado, irão martelar a 'caxola' dela, se a mesma claro, ainda possuir alguma.

Reciprocidade é uma palavra que tenho enorme paixão... juntamente com o termo 'abuso'. E Abuso é uma coisa que você tomou e 'passou' vulgarmente a usar ! ;D

boa quarta ! =*

Irmãs disse...

Já passei por algumas situações desse tipo e hoje, alguns anos depois, vejo que foi melhor para todos. Amigos são raros, eu sou uma pessoa de muito poucos amigos, inclusive, mas na minha opinião amizade de verdade nunca é unilateral. Hoje chamo de amigos aqueles que sei que estariam ao meu lado em qualquer circunstância, assim como eu estaria ao lado deles. Fiquei um pouco sumida do Coisas também por conta de uma situação referente a amizade que ainda não engoli. Acho que você me deu coragem para colocar isso pra fora!

Beijos!

Sah

.Intense. disse...

Acredito que, assim como vc, ela deve estar achando que o caminho que ela seguiu foi o melhor - sabe deus qta coisa esse silêncio dela esconde.

Recente, tive um desentendimento leve com uma amiga...ela ficou chateada comigo, mandou msgs e emails mto bravos...e eu? nada. fiz silêncio, não respondi, não retruquei...eu sabia que ela estava com a razão, mas eu não sentia vontade de dizer 'desculpa'. Resultado? a gente ia acabar brigando...deixei ser, deixei estar, até que a braveza dela passou e nós pudemos conversar. As vezes, por mais estranho que possa ser, o silêncio pode ser uma opção [ou uma resposta...]

Li que vc não tem visitado os blogs amigos, mas como vc costumava visitar o Excesso Intenso, vim te avisar: estamos em link novo...

Bjo grande!
;*

Sinceras e Apimentadas disse...

Oii
Gostei do teu blog.

Conheça nosso:. http://sinceraseapimentadas.blogspot.com/

Dê uma passadinha. Acompanhe a gente. Você vai gostar. Te espero lá.

Beeijinhos Nane

Irmãs disse...

Jean, mais um selinho pra vc no Coisas ... passe la quando der ... e volte a postar moça, sinto falta dos seus posts!

Beijos!

Sah

Victim Of Boredom disse...

Oi :)
desculpa a invasão xD
adorei o seu blog está muito original ,os textos que escreves são muito interessantes e fiquei parte da noite os lendo,são realmente muito interessantes :D
vc pode fazer uma visitinha?
beijinhos xxx

Sou sempre eu mesma, mas não sou sempre a mesma!.
 
Copyright 2009 tRaNstoRno muLTipoLaR All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes